Universidade de Nevada, Las Vegas integra Sennheiser TeamConnect Ceiling 2 como um elemento central em sua inovadora solução audiovisual para salas de aula
6 de dezembro de 2021
Após um período teste bem-sucedido, a universidade inaugura 58 salas de aula multifuncionais com TeamConnect Ceiling 2
A University of Nevada, Las Vegas (UNLV) enfrentou uma série de desafios técnicos sem precedentes durante a pandemia global da COVID-19. Com uma população estudantil vinda de todo o mundo e uma incerteza persistente de como a pandemia impactaria o aprendizado presencial, a Universidade agiu incisivamente para implementar salas de aula com um cenário híbrido e flexível que pudesse acomodar tanto o aprendizado presencial quanto remoto. A solução foi instalar diversos microfones Sennheiser TeamConnect Ceiling 2 (TCC2), que estão sendo implantados em 58 salas de aula multifuncionais em todo o campus.
A solicitação do Reitor foi um 'plano grande e ousado' que ajudaria professores e alunos a navegar em um ambiente de aprendizagem desafiador, ao mesmo tempo que proporcionaria um valor duradouro para a universidade em geral. O especialista em audiovisual e T.I. Frank Alaimo e o especialista em sistemas de controle Michael Theil reuniram a equipe de T.I. da universidade e elaboraram um plano. “É o que eu gosto de chamar de canivete suíço das salas de aula porque é uma sala de aula típica, mas adicionamos às salas a capacidade de captura de áudio e vídeo que possibilita o streaming de conferências pela internet”, explica Alaimo. “Agora a sala tem recursos síncronos e assíncronos, recursos de gravação e streaming - ela tem tudo.”
Um requisito específico da administração era que as salas deveriam ser uma cópia muito similar umas da outras. “Embora as salas possam ter tamanhos diferentes e conter móveis diferentes, era importante para nós oferecer funcionalidades semelhantes em todas elas”, diz Alaimo. “Uma coisa que queríamos garantir aos nossos instrutores era que quando eles fossem de um prédio para outro, o painel de toque seria exatamente o mesmo e eles seriam capazes de gravar palestras enquanto faziam conferências online de alta qualidade."
A nova sala de aula híbrida - carinhosamente apelidada de RebelFlex em homenagem ao mascote da própria universidade - foi uma evolução natural: “Já tínhamos o SpeechLine Digital Wireless e o Sennheiser Control Cockpit instalados e adicionamos o TCC2 como parte de nossa solução geral de web conferência”, diz Alaimo . “Agora, o instrutor tem um microfone no palco e o TCC2 é capaz de capturar tanto os alunos quanto o professor, caso ele decida dar uma palestra enquanto anda pela sala. “A tecnologia patenteada do microfone beamforming no TCC2 é particularmente útil em uma sala de aula com muitos alunos participantes: “Os microfones captam vozes muito rápido e são capazes de se direcionar para qualquer lugar que o aluno esteja falando,” diz Theil. “Isso também simplifica nossa vida no T.I., pois não precisamos fazer ajustes no microfone sempre e isso nos poupa muito nosso tempo.”
RebelFlex com causa
A ‘primeira’ RebelFlex foi implantada no centro do corpo docente da UNLV, e a equipe de T.I. então deu recomendações sobre como migrar salas de aula existentes para ambientes de alta flexibilidade mais novos e de última geração. “O conceito no início foi um pouco complicado para os professores, então, como parte do programa piloto da RebelFlex, incluímos um assistente em cada sala para fornecer suporte, assim os professores puderam permanecer focados em suas aulas durante o lançamento inicial”, diz Alaimo.
O lançamento principal consistiu em 58 salas de aula: “Pegamos oito salas no campus que já possuíam uma câmera e um dispositivo de gravação Panapto e as convertemos em salas RebelFlex”, completa Alaimo. “As 50 salas de aula restantes são completamente novas, com equipamentos incluindo os microfones Sennheiser TCC2.” Agora que o lançamento está bem encaminhado, e as salas RebelFlex ficaram populares entre a administração e os estudantes: “Já estamos recebendo um feedback positivo”, diz Theil. “Temos professores nos ligando e dizendo: 'Preciso que você transforme minha sala em uma RebelFlex para amanhã'. Além disso, estamos sentindo um incentivo de nossa administração para colocar mais e mais salas online.”
As salas de aula RebelFlex variam em tamanho, de 25 a 179 lugares – sendo as salas maiores compostas por um par de TCC2. Além de várias outras salas de aula RebelFlex que estão atualmente em fase de planejamento, Alaimo e a equipe também estão olhando para a conversão de um auditório do campus que está atualmente em reforma: “O auditório tem todos os recursos de gravação já instalados, então se a administração decidir avançar, estaremos prontos para operar e poderemos facilmente implantar o TCC2 lá”, diz Alaimo.
Previsibilidade e desempenho da Sennheiser
Em um mundo imprevisível, as novas salas RebelFlex oferecem previsibilidade, garantindo uma experiência comum para instrutores e alunos. “O mais importante é que o conteúdo do microfone e todos os slides sejam capturados”, explica Alaimo. “O TCC2 não apenas ajuda a capturar a aula, mas também permite que os alunos sintam que fazem parte da experiência.” Theil concorda: “Queríamos oferecer uma experiência semelhante para o aluno, fosse ele presencial ou à distância”, acrescenta. “Se você está em casa e está vendo uma palestra abaixo da média ou sente que não pode ouvir os outros alunos, você não obterá a mesma aprendizagem. Nosso sistema foi projetado para que as pessoas em casa tenham as mesmas oportunidades que os alunos têm no campus.”
A compatibilidade de rede do TCC2 tornou a instalação perfeita: “Usar Dante com TCC2 torna tudo muito mais fácil, porque eles aparecem como um dispositivo de rede”, diz Theil. “Poder rotear todos os dispositivos com um simples clique do mouse simplifica tudo e significa que podemos monitorar o desempenho com o Control Cockpit aqui mesmo no escritório. Além disso, com a conectividade Dante, sou capaz de mixar os recursos de conferência de duas ou mais salas rapidamente, se necessário.” Usando o Sennheiser Control Cockpit, a equipe de TI também pode monitorar coisas como níveis de bateria, funcionalidade de silenciamento e outros recursos. “Esse tipo de monitoramento remoto por meio do Control Cockpit nos dá mais confiança de que, quando alguém entrar na sala, não haverá problemas. Sabemos que tudo vai funcionar como deveria”, diz Theil.
Theil também valoriza a funcionalidade da zona de exclusão do TCC2, uma vez que cada sala vem com seus próprios desafios de áudio: “Se estivermos perto de uma saída de ar condicionado central, podemos ajudar o padrão de captação do TCC2 podendo evitar o ruído dele”, diz ele. “Ou se houver uma porta por onde os alunos entram e saem, posso recortar recortar essa pequena parte da sala com uma zona de exclusão.” Uma vez que as zonas de exclusão são definidas, Theil simplesmente instala um processador de áudio padrão: “Não tenho tempo para fazer um programa DSP personalizado para cada sala, e isso é o que o torna realmente bom, funciona maravilhosamente fora da sala”, ele diz.
Alaimo diz que o lançamento das RebelFlex - incluindo a solução Sennheiser TCC2 - estabeleceu um novo padrão para as capacidades de sala de aula da Universidade e ele espera que a trajetória continue: “Temos projetos de todos os tipos e tamanhos, mas sentimos que todas as salas de aula serão RebelFlex por padrão daqui para frente.”
As imagens em alta resolução estão para download aqui.